Faz alguns dias que estive visitando um projeto social para pessoas que têm baixa visão e deficiência visual. E uma das coisas que aprendi nesse encontro é que, o segredo é a confiança. Mas deixa que eu lhe conte essa história direitinho.

Uma das atividades que fizemos em grupo foi uma dinâmica em que tivemos os nossos olhos vendados. Cada um de nós ganhou um guia para caminharmos pelo espaço e completarmos nossas “obrigações”, inclusive almoçarmos sem poder enxergar.

Ao conhecer minha guia nos apresentamos cordialmente. Ouvi o som de sua voz macia e terna e também ouvi no meu próprio interior essa frase: O segredo é a confiança. Eu não sei se você alguma vez já brincou de cobra cega quando era uma criança. Ou se, quem sabe, já participou de alguma dinâmica semelhante, em que teve que vendar os olhos e confiar em alguém para guiar os seus passos. Isso te faz abrir mão de qualquer tipo de controle, não é mesmo? E, muitas vezes, temos medo de cair, de topar em algo ou nos machucar.

Confiar nem sempre é uma tarefa fácil e leva tempo para que possamos nos sentir seguros para o fazermos. Até mesmo porque, muitas vezes, fomos traídos por aqueles em quem confiávamos. Em quem depositamos fé e esperança.

Minha guia logo me avisou que não iria me deixar cair ou me machucar. Que ela me conduziria e falaria se tivesse barreiras ou obstáculos à minha frente. Ela me deu o prato em uma das mãos e eu continuei a amparar-me nela com a outra. Ela segurou em minha mão e me indicou onde estava a comida, dizendo até mesmo como cortar os alimentos. E acredite, não foi tão difícil como talvez você imagine. Mas há um segredo aqui. Não foi a primeira vez que fiz uma dinâmica de olhos vendados. Não foi a primeira vez que tive que exercer confiança em outra pessoa e simplesmente me lançar e me deixar ser guiada por quem vê o que não vejo, que têm “sentidos” maiores que os meus. E talvez, tenha sido por isso tão clara a voz no meu interior dizendo: O segredo é a confiança.

Sim, o segredo é a confiança na voz do nosso Pastor que nos ama e nos guia  à águas tranquilas. E quanto mais andamos com Ele, mais O conhecemos. E aprendemos que Jesus é completamente confiável. Que Ele é Bom e sua graça se renova a cada manhã. Sabe que a nossa vida cristã também é assim? Hoje eu confio um pouquinho, amanhã eu posso confiar mais, e depois mais plenamente porque a cada dia eu O conheço e sei que Ele é bom, muito bom para mim. Muito bom para nós. Você também consegue perceber essa verdade?

Há momentos que nada fará sentido em nossas vidas. Há momentos em que teremos tantas peças como em um quebra-cabeça aparentemente impossível de ser montado. Nesses momentos, é preciso nos lembrarmos que o segredo é a confiança! O segredo é nos voltarmos a Palavra de Deus e aquilo que ela revela sobre o caráter de cada membro da Trindade. O segredo é nos lançarmos a voz do nosso Pastor. Daquele que não poupou  o seu própria Filho por amor a nós e nos dá com Ele todas as coisas.

“Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?” Romanos 8.32

Ah! Meu amigo. Façamos um pacto de confiar e nos entregarmos ao amor de Deus. Sim, Ele lança cada um de nossos temores para longe. Que hoje, possamos fechar os nossos olhos suavemente a fazer ao Senhor uma oração de entrega. Que Ele nos leve às águas tranquilas ao som de sua voz.

“Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos e ele endireitará as tuas veredas.” Provérbios 3.5-6

“Quando passares pelas águas, estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.” Isaías 43.2

Nayla Cintra

Nascida em Mato Grosso, Nayla é missionária em tempo integral desde 2011, tendo já servido durante 4 anos na JOCUM (Jovens Com Uma Missão) e quase 2 anos como missionária intercessora no FHOP (Florianópolis House of Prayer). Nayla carrega um coração para pessoas em situação de vulnerabilidade social, ama o mundo artístico e criativo, é apaixonada por missões, mas tem como maior desejo ver o nome de Jesus sendo conhecido entre todos os povos e tribos da Terra.

Deixe uma resposta

×
×

Carrinho

Fechar